Oito autoras brasileiras de quadrinhos para conhecer e divulgar!

Já parou para pensar quantas autoras incríveis de histórias em quadrinhos você conhece? Quantas produções maravilhosas você já leu que foram escritas/desenhadas por mulheres quadrinistas?

Para você conhecer, reler, e divulgar, segue uma lista de artistas maravilhosas e alguns de seus fantásticos quadrinhos. Para começar, vamos com oito artistas brasileiras! 

  1. Rebeca Prado 

Rebeca Prado é quadrinista, ilustradora e roteirista mineira. É autora dos livros Navio Dragão e Baleia #3, ambos lançados por financiamento coletivo, e dos zines Baleia #1, Baleia #2, Carne! e Credo (Que delícia), este último o vencedor do prêmio Ângelo Agostini de 2019.

Já teve trabalhos publicados em diversas revistas como Dragão Brasil, Omelete Box e Mundo Estranho, tanto como quadrinhos quanto como ilustração. Atualmente trabalha como roteirista efetiva da Turma da Mônica e como ilustradora para o mercado editorial, além dos projetos pessoais, faz artes comissionadas e participa de eventos.

Como roteirista, já contribuiu para projetos de quadrinhos e animação. Também atende demandas de mentoria para projetos de narrativa visual, auxiliando no processo de pré-produção (roteiro, layout e ilustração).

Para conhecer mais sobre os trabalhos da Rebeca, acesse Navio Dragão, a página da Rebeca no Behance e o site oficial da artista. Você também pode apoiar trabalho autoral da Rebeca e ter acesso a conteúdos exclusivos.

  1. Mary Cagnin

Mary Cagnin é formada em Artes Visuais pela Unesp, e hoje atua como ilustradora e quadrinista. Já ilustrou para diversos livros, jornais e revistas de editoras como Abril, Globo e Mol. 

É autora da webcomic “Bittersweet”, do quadrinho Vidas Imperfeitas, publicado pela editora HQM, e de Black Silence, que foi publicado de forma independente. Ganhou, em 2017, o Troféu Angelo Agostini de Melhor Desenhista por Black Silence. 

Produz conteúdo de arte para seu canal do youtube, como dicas, tutoriais e processos de pintura. Ministra cursos e workshops para jovens artistas na esperança de poder inspirá-los. 

Você pode conhecer mais sobre os trabalhos da Mary acessando o site oficial da artista e seu canal no YouTube.

  1. Bianca Pinheiro

Carioca radicada em Curitiba, Bianca é formada em Artes Gráficas pela UTFPR, com pós-graduação em Histórias em Quadrinhos pelo Centro Universitário UniOpet. Ilustradora e quadrinhista, Bianca publica seus quadrinhos pela internet desde 2012. 

Ganhou em 2015 o 27º Troféu HQ Mix, na categoria Novo Talento (Roteirista). Ganhou em 201,7 o 29º Troféu HQ Mix na categoria Troféu HQ Mix – Publicação infantojuvenil pela Graphic MSP Mônica – Força. Ganhou em 2018 o 30º Troféu HQ Mix na categoria Troféu HQ Mix – Publicação independente e HQ Mix – Publicação independente edição única pela HQ Alho-Poró.

É autora de Bear Volume 1 (2014 – Editora Nemo), Dora (2014 – edição independente), Bear Volume 2 (2015 – Editora Nemo), Meu Pai é um Homem da Montanha (2015 – edição independente), Bear Volume 3 (2016 – Editora Nemo), Mônica – Força (2016 – Panini, coleção Graphic MSP), Alho-Poró (2017 – edição independente), Eles Estão por Aí (2018 -Todavia) – com Greg Stella, Mônica – Tesouros (2019 – Panini, coleção Graphic MSP) e Sob o Solo (2019 – Pipoca & Nanquim) – com Greg Stella.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da Bianca, acesse o Tumblr da artista e o Facebook da Bianca

  1.  Ana Cardoso

Mineira de Belo Horizonte, Ana Cardoso é artista gráfica graduada na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lançou seu primeiro quadrinho independente , “We PET”, no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) 2015 e o quadrinho “Quando Você foi Embora” na CCXP2018, pela Balão Editorial.

Ilustrou os livros infantis “Olhos de Jabuticaba ” (Ed.Cora/2015) e “Ubuntu” (SESC de Teófilo Otoni/2017). Também atua como ilustradora em aquarela e digital, como artista freelancer.

Você pode conhecer mais sobre os trabalhos da Ana no Behance e no site oficial da artista.

  1. Helô D’Angelo

Helô D’Angelo é quadrinista, ilustradora e jornalista. É autora da graphic novel Dora e a gata e da webcomic Isolamento, que ganhou em 2021 uma versão impressa via financiamento coletivo, e também de charges, tirinhas e outras HQs seriadas que publica periodicamente no Instagram e no Twitter . Em 2020, pela webcomic Isolamento recebeu uma indicação na categoria webcomic do prêmio Ângelo Agostini. E foi finalista do troféu HQ Mix, na categoria tirinhas online. 

No campo do jornalismo, é especialista em reportagens gráficas como Quatro Marias, HQ jornalística sobre mulheres que abortaram no Brasil – trabalho que venceu o prêmio Cásper Líbero de Trabalhos de Conclusão de Curso, em 2016, e que foi também o primeiro TCC em quadrinhos da Fundação. 

Para conhecer mais sobre os trabalhos da Helô, acesse o site da artista. Se preferir, você também pode apoiar trabalho autoral da Helô e ter acesso a conteúdos exclusivos no Apoia-se.

  1. Ana Luiza Koehler

A gaúcha  Ana Luiza Koehler é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS. Concluiu o mestrado e cursa o doutorado no Programa de Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

Trabalha desde os 16 anos como ilustradora para o mercado editorial impresso e digital brasileiro e europeu. Atualmente, se dedica à produção de histórias em quadrinhos e também à ilustração científica no campo da arqueologia.

Entre seus principais trabalhos como ilustradora de livros e quadrinhos estão os produzidos para a Freitag Editora (Brasil); os tomos 1 e 2 de “Awrah” para as Éditions Daniel Maghen (França); o tomo 2 de “Carthage”, para a editora Soleil (França); o segundo volume da série em quadrinhos “Une génération française T6: Radio-Paris ment”, escrita por Thierry Gloris e colorizada por Cyril Saint-Blancat para a Éditions Soleil (França, 2016-18) e Beco do Rosário, primeiro volume da história em quadrinhos autoral, publicada em 2015, sobre a história de Porto Alegre no início do século XX, HQ vencedora do Troféu HQ Mix na categoria de melhor publicação independente.

Você pode conhecer mais sobre os trabalhos da Ana Luiza no site oficial, no canal do YouTube da artista.

  1. Lu Cafaggi

A mineira Lu Cafaggi é formada em jornalismo e também trabalha como ilustradora. Começou a publicar quadrinhos em 2010, em seu blog pessoal. No ano seguinte, lançou Mixtape, uma coletânea de minigibis que contam histórias sobre a nossa relação com a música. 

Junto ao irmão, Vitor Cafaggi, publicou três histórias originais da Turma da Mônica, as Graphic MSP Laços, Lições e Lembranças, lançadas em 2014, 2015 e 2017. Dona de um inconfundível, singelo e delicado, conquistou em 2014 o prêmio HQ Mix na categoria Novo Talento (desenhista).

Em parceria com a escritora Bruna Vieira, publicou Quando tudo começou e O mundo de dentro, duas HQs da série Bruna Vieira em quadrinhos. E será lançada, ainda em 2022, a Graphic MSP Magali – Tempero, escrita e desenhada pela Lu, com uma história original da nossa comilona favorita. 

Para conhecer mais sobre os trabalhos da Lu Cafaggi acesse o tumblr da artista.

  1. Carol Rosseti

Carol Rossetti é quadrinista, ilustradora e designer mineira. Lançou os livros Mulheres (Sextante, 2015) e Cores (Independente, 2016), e lançou sua primeira graphic novel Vento Norte – Primeiras Histórias. 

Participou de zines, coletivos e realizou projetos de ilustração e narrativas gráficas em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais, como ONU, AWID, Plan International, entre outras. As suas ilustrações já foram traduzidas para mais de 15 idiomas e divulgadas em veículos de imprensa internacionais como CNN, Cosmopolitan e Huffington Post. É também sócia do estúdio Café com Chocolate Design e dá aulas de aquarela e quadrinhos.

Você pode conhecer mais sobre os trabalhos da Carol no site e ainda apoiar o trabalho autoral da artista e ter acesso a conteúdos exclusivos no Catarse.

E aí curtiu? Compartilhe! E se você quiser enviar suas indicações de quadrinhistas brasileiras, é só enviar sua lista pra gente, por aqui ou pelas redes sociais do Bar Princesa, seja Facebook, Instagram ou Twitter, em todas é Bar PrincesaBR.

Publicado por Lu d'Anunciação

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Estudos de Linguagens - Análise do Discurso do Cefet-MG. Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo!!! Além deste blog, tenho também o www.jeitosaudavel.wordpress.com e sou colunista de RPG e HQs do site Garotas Geeks - www.garotasgeeks.com

3 comentários em “Oito autoras brasileiras de quadrinhos para conhecer e divulgar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: