Saiba mais sobre o 11º FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos 

Belo Horizonte vai se transformar na capital nacional dos quadrinhos em agosto! Maior evento latino-americano dedicado à nona arte, o 11º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ será realizado de 03 e 07 de agosto, no  Minascentro (Rua Guajajaras, 1022 – Centro). 

Na programação gratuita, duas exposições, dez sessões de filmes, 189 mesas de artistas, 25 debates, sessões de autógrafos, duelos de HQs, rodada de negócios, entre outras atividades. A programação completa está disponível no site oficial do evento

Para conhecer os convidados que estarão presentes na Ala dos Artistas e também os estandes, confira este link.

Neste ano, cerca de 300 artistas participam do FIQ em 189 mesas. São mais de 50 convidados locais, nacionais e internacionais. Confira a lista de convidados neste link

A curadoria do FIQ é da jornalista e quadrinista baiana Amma Fonseca e do psicólogo mineiro e pesquisador da representação social do feminino em histórias em quadrinhos Lucas Ed. Confira o bate-papo sensacional com os curadores do 11º FIQ (estreia dia 05 de agosto)!

O FIQ 2022 terá como tema “Quadrinhos e o mundo do trabalho” que será abordado nas mesas-redondas, debates e conversas com convidados nacionais e internacionais.

Homenagem

O artista homenageado do FIQ 2022 é  o quadrinista, ilustrador e professor paulistano Marcelo D’Salete, um dos quadrinistas mais premiados no Brasil. Entre outros prêmios, Marcelo conquistou  em 2018, o Eisner de melhor edição americana de material estrangeiro com “Cumbe”, e o Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos com “Angola Janga”.

Mostra de cinema e exposição 

A programação do 11º FIQ conta com duas exposições: “Gemini”, história em quadrinhos de Rogi Silva e Clémence Bourdaud” que fica em cartaz na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários), até 14 de agosto. 

E a exposição “Malungo D’Salete: entre faróis, favelas e quilombos” que traz narrativas, imagens, texturas, quadros e pinceladas de Marcelo D’Salete e poderá ser vista de 3 a 7 de agosto, no Minascentro.

O FIQ 2022 terá também uma mostra de cinema que exibirá produções focadas na temática  do evento e na interseção dos quadrinhos com a animação. Serão exibidos gratuitamente cinco filmes no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza).

Oficinas

O 11º FIQ tem também atividades formativas. A programação conta com oficinas gratuitas, com o apoio da Casa de Quadrinhos. E oficinas de formação gratuitas, ministradas por convidados do evento, que tiveram inscrição prévia. 

Publicado por Lu d'Anunciação

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Estudos de Linguagens - Análise do Discurso do Cefet-MG. Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo!!! Além deste blog, tenho também o www.jeitosaudavel.wordpress.com e sou colunista de RPG e HQs do site Garotas Geeks - www.garotasgeeks.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: