Seis escritoras estrangeiras de ficção e fantasia para conhecer, ler e divulgar

Gosta de ficção especulativa e fantasia? Quer dicas de leitura? Depois das nossas indicações de maravilhosas mulheres quadrinistas brasileiras e estrangeiras, que tal uma lista autoras internacionais de fantasia e ficção especulativa para você ler, conhecer e divulgar? 

Tem desde a pioneira que escreveu um dos maiores clássicos da ficção científica até autoras contemporâneas. Confira, conheça, leia (ou releia) e divulgue mais mulheres escritoras!

Mary Shelley – Nasceu em Londres, em 30 de agosto de 1797, filha de Mary Wollstonecraft, autora do primeiro tratado feminista da história “A Reivindicação dos Direitos da Mulher” (1792) e do filósofo William Godwin. Mary Shelley estudou filosofia e ciências e foi defensora do amor livre.

Em 1816, Mary e seu companheiro Percy passaram o verão em uma mansão próxima ao lago Léman, em Genebra, na Suíça, com Lord Byron, John William Polidori, e Claire Clairmont (irmã de criação de Mary). Após discutirem sobre o sobrenatural, o grupo teve a ideia de uma competição para ver quem escreveria a melhor história de terror. Mary, com apenas 19 anos, começou a escrever o livro que chamou de Frankenstein ou o Prometeu Moderno, lançado anonimamente em 1818.

Além de sua obra mais conhecida, Mary Shelley foi colaboradora em muitos contos e ensaios em diversas publicações, dentre elas Keepsake e Westminster Review, e em muitos ensaios para Cabinet Cyclopedia com edição de Dionysius Lardner. Escreveu outros romances como Mathilda (1820), O Último Homem (1826) e Lodore (1835), e editou parte da obra do marido, o poeta Percy Shelley. Mary Shelley faleceu em Londres, em 1851.

Ursula K. Le Guin – A norte-americana Ursula Kroeber Le Guin é uma das maiores autoras de ficção científica, além de ser aclamada também por suas obras sensíveis e poderosas de não ficção, fantasia e de ficção contemporânea. Conhecida por abordar questões de gênero, sistemas políticos e alteridade em suas obras, recebeu mais de cinquenta prêmios literários, como Hugo, Nebula, National Book Award e muitos outros. Criadora de mundos fantásticos e defensora das mulheres na literatura, Ursula também era poeta, ensaísta e autora de livros infantis. Faleceu em 2018.

As obras da autora: O feiticeiro de Terramar (Ciclo Terramar Vol. 1), As tumbas de Atuan (Ciclo Terramar Vol. 2), A mão esquerda da escuridão, Os Despossuídos, Gatos Alados, Aqueles que se afastam de Omelas, entre outros títulos.

Octavia Butler – A autora afro-americana decidiu se tornar escritora aos 12 anos, após se decepcionar com o roteiro de um filme de ficção-científica. Conhecida como a “grande dama da ficção científica”, foi consagrada por inserir questões de preconceito e racismo nas obras, sempre colocando as personagens femininas negras em posição de poder, ainda na década de 70. Recebeu o Prêmio Hugo, um dos mais importantes do gênero, além dos prêmios Nebula, Locus e Science Fiction Chronicle. Faleceu em 2006.

As obras da autora – Kindred: laços de sangue, A parábola do semeador, Despertar, Ritos de Passagem, A parábola dos talentos, Filhos de sangue e outras histórias.

Tomi Adeyemi 

Escritora afro-americana de origem nigeriana e coach de escrita criativa que vive em San Diego, Califórnia/EUA. Escreveu sua primeira história aos cinco anos, tendo como personagem principal uma fictícia irmã gêmea. Depois de se graduar com honras em Literatura de Língua Inglesa pela Universidade de Harvard, estudou mitologia, religião e cultura africana em Salvador, no Brasil. Em 2018, escreveu seu primeiro sucesso “Filhos de Sangue e Osso”, livro de ficção baseado na cultura yorubá. O livro permaneceu por 50 semanas na lista de bestsellers do New York Times. Atualmente, a Fox é detentora dos direitos de adaptação para os cinemas.

Nnedi Okorafor

Autora afro-americana de ascendência nigeriana, professora na Universidade de Buffalo, em Nova Iorque. Escreve obras de ficção especulativa, ficção científica e fantasia. Foi vencedora dos prêmios: World Fantasy na categoria Melhor Romance; Hugo Award e o Nebula Award de Melhor Novela de 2016. Atualmente, é contratada da Marvel para escrever três volumes sobre a força feminina de Wakanda.

Entre suas obras estão Quem Teme a Morte, a trilogia Binti, The Book of Phoenix e a série Akata e Lagoon.

N. K. Jemisin

A autora nova-iorquina é considerada uma das mais importantes vozes da ficção especulativa atual, por construir universos ricos e complexos, que vão da fantasia à ficção científica. Suas obras falam sobre justiça social, preconceito, violência e a multiplicidade do comportamento humano. Suas histórias foram nomeadas diversas vezes aos maiores prêmios de ficção científica e fantasia do mundo, incluindo o Nebula, Locus e World Fantasy Award. Em 2016, se tornou a primeira pessoa negra a receber o Hugo na categoria principal por três anos consecutivos. Além de escritora, Jemisin é blogueira política, feminista e antirracista. Atualmente escreve a coluna “Otherworldly” para o New York Times.

E aí, curtiu esse post? Compartilhe! E se você quiser enviar suas indicações de escritoras estrangeiras, é só encaminhar sua lista pra gente! Por aqui ou pelas redes sociais do Bar Princesa, em todas é Bar PrincesaBR.

Publicado por Lu d'Anunciação

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Estudos de Linguagens - Análise do Discurso do Cefet-MG. Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo!!! Além deste blog, tenho também o www.jeitosaudavel.wordpress.com e sou colunista de RPG e HQs do site Garotas Geeks - www.garotasgeeks.com

Um comentário em “Seis escritoras estrangeiras de ficção e fantasia para conhecer, ler e divulgar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: