Wild Beyond the Witchlight está chegando!

Wild Beyond Witchlight e a temporada 11 trazem o plano do caos, fantasia e fortes emoções!

Deste o último post de Junho sobre Wild Beyond the Witchlight, com o anúncio do novo livro de aventuras, muito foi revelado sobre os elementos que compõem e o tom dessa nova campanha. Cavalos alados com asas de borboleta, trazendo uma carruagem contendo Shardar-Kai é definitivamente uma entrada mais que dramática para a anunciar a chegada deste grande festival. E tudo isso pode ser saboreado em primeira mão no D&D Celebration (também em português!) que acontece entre os dias 23 a 26 de Setembro de 2021, onde as primeiras aventuras e a primeira Épica da Adventurers League marcarão o início da temporada 11!

A premissa é que a cada 8 anos, este festival surge nos mundos através dos planos, sendo uma encruzilhada feérica por si só. E com ele, diversões, maravilhas inimagináveis e shows memoráveis. As artes produzidas para o livro estão absurdamente belas e mostram exatamente todo o encantamento que um plano repleto de fadas, unicórnios e outros seres dos mais fantásticos pode conter.

Wild Beyond the Witchlight - The Carnival Arrives
Sério, olha essa chegada dramática! Não tem como fazer melhor que isso…

Wild Beyond the Witchlight e sua conexão com Van Richter’s Guide to Ravenloft

Como já comentado por muitos, o Plano das Sombras e Faéria são ecos do plano material, eu particularmente gosto muito da idéia que Eric Menge comentou uma vez na Baldman HQ aqui onde Faéria [Feywild] é tudo que poderia ser, futuros possíveis enquanto a Shadowfell é o que poderia ter sido, ou o passado, o esquecido, imutável, enquanto o plano material é o presente. Chris Perkins já referencia os dois planos como dois lados da mesma moeda, espelhos do mundo material nesta entrevista de Todd Kenreck.

Todd Kenreck também revelou neste vídeo que o Witchlight Carnival é um espelho do que é encontrado em Van Richter’s Guide to Ravenloft, ou seja, existe um Festival de Faéria, e um em Ravenloft, e algumas vezes eles surgem no mesmo local. Neste momento, a posse desses festivais foi trocada, resultando nos dos Shadar-kai, Sr. Witch, e Sr. Light que agora são os donos do festival de Faéria, e outra pessoa tomando conta do festival de Ravenloft. Se os festivais pararem no mesmo local novamente, a posse é trocada novamente, algo que os atuais donos do Witchlight Carnival não desejam muito…

Expandindo o lore de Faéria a partir de um clássico

Aí que entra uma das coisas mais interessantes, já que conhecemos muito mais a Maldição de Strahd, pelos vários materiais já publicados através dos anos, e Baróvia, seu domínio do medo hoje parte da Shadowfell, e com o Van Richter’s Guide to Ravenloft, a publicação da estrutura dos vários domínios do medo diferentes que ali existem.

Baróvia, um dos domínios do medo de Ravenloft

Já não temos tantas informações e publicações sobre Faéria além da sua simples existência. Seria lindo se dentro de alguns anos (meses ainda melhor) um Guia como o de Van Richter fosse também publicado com mais detalhamento sobre os vários reinos de Faéria. E como um eco ou espelho do plano das Sombras [Shadowfell] e sua estrutura de domínios do medo, e seus Darklords, a mesma estrutura existe em Faéria, mas dessa vez como domínios do deleite, e suas Arquifadas, que comandam e tem o poder de moldar seus reinos de acordo com sua vontade.

Moldando o mundo de Wild Beyond the Witchlight através de sentimentos

As emoções dessas Arquifadas que comandam os Domínios do Deleite influenciam o ambiente de seus domínios, e mesmo seus habitantes e viajantes podem exercer essa influência, em menor grau. Um exemplo repassado nas várias entrevistas é que um pequeno goblin triste e sentado sob uma árvore pode fazer brotar uma flor azul que solta suas pétalas como lágrimas.

E um destes domínios é exatamente Prismeer, onde se passa a aventura de Wild Beyond the Witchlight, e o festival de Witchlight funcionando como uma encruzilhada feérica – portais temporários para o plano. Enquanto podemos encontrar todos esses mortos-vivos, fantasmas, vampiros, licantropos no mundo sombrio, Faéria contém Goblins, Hags, e claro, muitas fadas, já que é um plano de brilho e imaginação fantástica.

Wild Beyond the Witchlight - The Carnival
Festival Witchlight

Mecânicas associadas ao tempo, às emoções e comportamento serão adicionadas (você pode conferir as marcações no mapa acima) – Chris Perkins também comentou em sua entrevista que os reinos do deleite tem suas próprias regras como as regras da hospitalidade, reciprocidade e posse, e dependendo do comportamento dos personagens em situações pode influenciar de forma muito mais permanente no curso da história. (de acordo com o mesmo: transformando hospitalidade em armas!)

O fragmentado Reino de Prismeer

Os reinos de Faéria, como disse anteriormente, são governados por uma poderosa Arquifada. Mas em Prismeer, sua governante, Zibylna desapareceu. E isso resulta na fragmentação de Prismeer em três diferentes reinos, Hither, um pântano úmido e fedorento. Thither, uma antiga floresta mágica recheada de criaturas fantásticas e Yon, um reino montanhoso com seus gigantescos picos e tempestades.

O fragmentado reino de Prismeer

Wild Beyond Witchlight e seus personagens marcantes

E tem muito mais: Se o parque for observado de perto, você pode ver uma montanha russa muito peculiar e familiar: A montanha russa do desenho Caverna do Dragão dos anos 80. Isso não é uma coincidência. Personagens clássicos estão com presença confirmada na aventura, como Warduke, o Paladino Strongheart e Kelek o mago que coleciona chifres de unicórnio. Fica a pergunta, até onde essa lista vai?

E novos personagens já marcaram meu coração antes mesmo da aventura sair, entre eles, Star, o filhote de pantera deslocadora que todos querem como pet, o dragão fada cavaleiro Sir Talaver, Palasha a sereia, Jingle Jangle, uma goblin colecionadora de chaves e a pantera deslocadora com asas de borboleta, Dirlagraun.

Wild Beyond the Witchlight - Star
Star

Novas Opções para Jogadores em Wild Beyond the Witchlight

Sabe-se de dois novos antecedentes a serem oferecidos:

  • Feylost [Perdido em Faéria] – Para personagens que cresceram na Feywild
  • Witchlight Hand [Trabalhador de Witchlight] – Para personagens que fazem parte do Festival Witchlight

Também pelo menos duas novas raças serão adicionada como opções para os jogadores:

  • Fada
  • Haregon ou Povo Coelho [Rabbitfolk] – Rápidos como a luz! (Here and gone!)

O livro será lançado em 21 de setembro de 2021, e o D&D Celebration entre os dias 23 e 26 de setembro irá trazer em primeira mão as primeiras aventuras da temporada 11. Como já esperavamos, irá acompanhar esse maravilhoso livro de aventuras, com uma introdutória e uma Épica para abrir com chave de ouro.

E aqui, no Bar Princesa, teremos a primeira aventura do livro transmitida na primeira segunda que segue seu lançamento, dia 27 de Setembro de 2021. Não deixe de conferir lá no twitch.tv/barprincesabr!

Virtual D&D Weekends Julho

Virtual D&D Weekends Julho esta aí e recheada de lançamentos! Este mês, o evento mensal oficial da Wizards of the Coast acontece entre 9 e 11 de Julho de 2021. E como tem sido disponibilizado deste Abril, mesas serão disponibilizadas em português!

Este mês os incríveis DMs da Heralds Guild estão com a mesa aberta ofertando aventuras de:

Como ficou a hype? Preparem seus cliques – As inscrições estão abertas no site do Yawning Portal. Segue a lista por dia e hora:

Sexta Feira, 9 de Julho de 2021

Mesa #PT-1 – DDRL-01 – O Ato Final – Fantasy Grounds Unity

15:00 (Horário de Brasília) – Campanha Alternativa Caçadores das Brumas
Personagens criados ajustados para o nível da aventura – Nível 3
DM Daniel Kbelin
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-1-ddrl-01-o-ato-final-fantasy-grounds-unity/

Mesa #PT-2 – DDRL-EP01 – A Grande Máscara – Foundry VTT

20:00 (Horário de Brasília) – Campanha Alternativa Caçadores das Brumas
Personagens nível 1
DM Daniel Nachmanowicz
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-2-ddrl-ep01-a-grande-mascara-foundry-vtt/

Mesa #PT-3 – DDRL-01 – O Ato Final – Roll20 – [INGRESSOS ESGOTADOS]

20:00 (Horário de Brasília) – Campanha Alternativa Caçadores das Brumas
Personagens criados ajustados para o nível da aventura – Nível 3
DM Patrícia Brito
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-3-ddrl-01-o-ato-final-roll20/

Sábado, 10 de Julho de 2021

Mesa #PT-4 – DDRL-EP01 – A Grande Máscara – Foundry VTT – [INGRESSOS ESGOTADOS]

10:00 da manhã (Horário de Brasília) – Campanha Alternativa Caçadores das Brumas
Personagens nível 1
DM Edd
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-ingressos-esgotados-mesa-pt-4-ddrl-ep01-a-grande-mascara-foundry-vtt/

Mesa #PT-5 – DDRL-EP01 – A Grande Máscara – Roll20

10:00 da manhã (Horário de Brasília) – Campanha Alternativa Caçadores das Brumas
Personagens nível 1
DM Carlos Ximu
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-5-ddrl-ep01-a-grande-mascara-roll20/

Mesa #PT-6 – DDRL-EP01 – A Grande Máscara – Fantasy Grounds Unity

15:00 (Horário de Brasília) – Campanha Alternativa Caçadores das Brumas
Personagens nível 1
DM Daniel Kbelin
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-6-ddrl-ep01-a-grande-mascara-fantasy-grounds-unity/

Mesa #PT-7 – DDRL-EP01 – A Grande Máscara – Roll20

15:00 (Horário de Brasília) – Campanha Alternativa Caçadores das Brumas
Personagens nível 1
DM Bravesword
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-7-ddrl-ep01-a-grande-mascara-roll20/

Mesa #PT-8 – DDRL-EP01 – A Grande Máscara – Roll20

15:00 (Horário de Brasília) – Campanha Alternativa Caçadores das Brumas
Personagens nível 1
DM Gustavo Sembiano
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-8-ddrl-ep01-a-grande-mascara-roll20/

Mesa #PT-9 – DDRL-EP01 – A Grande Máscara – Roll20

15:00 (Horário de Brasília) – Campanha Alternativa Caçadores das Brumas
Personagens nível 1
DM Corvo
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-9-ddrl-ep01-a-grande-mascara-roll20/

Mesa #PT-10 – DDAL 10-09 – Receita para Retribuição – Foundry VTT

20:00 (Horário de Brasília) – Campanha Sazonal – Temporada 10
Tier 2 – Personagens de nível 5 a 10
DM Edd
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-10-ddal-10-09-receita-para-retribuicao-foundry-vtt/

Mesa #PT-15 – DDRL-02 – De Volta ao Início – Roll20

20:00 (Horário de Brasília) – Campanha Sazonal – Temporada 10
Personagens criados ajustados para o nível da aventura – Nível 3
DM Patrícia Brito
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-15-ddrl-02-de-volta-ao-inicio-roll20/

Domingo, 11 de Julho de 2021

Mesa #PT-11 – DDRL-01 – O Ato Final – Roll20

15:00 (Horário de Brasília) – Campanha Sazonal – Temporada 10
Personagens criados ajustados para o nível da aventura – Nível 3
DM Patrícia Brito
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-11-ddrl-01-o-ato-final-roll20/

Mesa #PT-12 – DDRL-02 – De Volta ao Início – Fantasy Grounds Unity

15:00 (Horário de Brasília) – Campanha Sazonal – Temporada 10
Personagens criados ajustados para o nível da aventura – Nível 3
DM Daniel Kbelin
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-12-ddrl-02-de-volta-ao-inicio-fantasy-grounds-unity/

Mesa #PT-13 – DDAL DRW-09 – Recompensa Maligna – Roll20

15:00 (Horário de Brasília) – Campanha Masters – Jogos Sombrios
Tier 2 – Personagens de nível 5 a 10 – Novos personagens podem ser criados diretamente no nível 5!
DM Corvo
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-13-ddal-drw-09-recompensa-maligna-roll20/

Mesa #PT-14 – DDRL-01 – O Ato Final – Roll20

15:00 (Horário de Brasília) – Campanha Masters – Jogos Sombrios
Personagens criados ajustados para o nível da aventura – Nível 3
DM Carlos Ximu
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-14-ddrl-01-o-ato-final-roll20/

Mesa #PT-16 – DDAL 10-09 – Receita para Retribuição – Foundry VTT

20:00 (Horário de Brasília) – Campanha Sazonal – Temporada 10
Tier 2 – Personagens de nível 5 a 10
DM Edd
https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-julho-2021-portugues-presents-mesa-pt-16-ddal-10-09-receita-para-retribuicao-foundry-vtt/

A Lenda de Drizzt.

A Lenda de Drizzt, ou seria: Drizzt, eu sou A LENDA.

Trocadilhos à parte, em 20 de maio de 2021, foi lançado o projeto “A Lenda de Drizzt“. O novo jogo que inclui os companheiros do querido Drow, Dark Alliance, que sai agora dia 22 de Junho de 2021. O jogo abre portas para um conteúdo a expandir o lore dos elfos Drow além de Menzoberranzan e dos domínios de Lolth, agora conhecidos como Udadrow. Essa expansão inclui duas novas sociedades Drow, que rejeitaram a Deusa maliciosa.

De acordo com a publicação da Dragon+ 37, os ensinamentos de Lolth, corromperam esta sociedade com seus conceitos de crueldade, obediência e ódio contra os habitantes da superfície. Estes servos da Rainha Aracnídea passaram a se denominar como apenas Drow. Desta forma, apagaram a existência de outras sociedades Drow afastadas da Cidade das Aranhas, ou Menzoberranzan.

Confira o teaser escrito por Salvatore e narrado por Benedict Cumberbatch na curta animação criada especialmente para esse projeto:

A expansão do lore: Novas sociedades Drow

Sem seguir Lolth para a Underdark [Umbraeterna], estas duas sociedades drow se escondem ao norte gelado e ao sul selvagem, esquecidos até mesmo pelo mais antigos dos elfos.

A primeira delas é o enclave Aevendrow ou os elfos Estrelares [Starlight Elves]. Esta sociedade se esconde longe ao norte, sob a neve e a aurora, ocultos por ilusões em sua cidade Callidae. Estes elfos se mantiveram afastados e esquecidos na história, se mantendo verdadeiros à sua natureza original.

Seguindo para o sul outra nova sociedade Drow pode ser encontrada escondida na indomável selva, em sua cidade Saekolath, o “Lugar da Penumbra”. Longe da Spider Queen e seus terrores, os Lorendrow, ou elfos Greenshadow [Sombra Verdejante] vivem em harmonia com a floresta. Neste local, exploram o ambiente com sabedoria: observam a generosidade da terra e os mistérios dos céus.

Até os bardos com vasto conhecimento dificilmente cantam histórias destes Drows, e raros aventureiros chegaram às bordas desta cidade.

Nova trilogia de R.A. Salvatore

Essa expansão promete ser trazida nas próximas publicações e os Aevendrow estarão no próximo romance de R.A. Salvatore, The Starlight Enclave. O romance a ser lançado 3 de Agosto de 2021 será o livro um da trilogia “O Caminho do Drow”. Ele irá levar Jarlaxle e seus mercenários em busca desta sociedade escondida no norte gelado, a fim de encontrar o último portador (ou portadora) de um poderoso artefato, Khazid’hea. E assim, evitar a explosão de uma guerra civil entre as Casas de Menzoberranzan.

Enquanto isso, Drizzt segue uma jornada própria de engrandecimento espiritual e físico, que pode determinar o futuro de todas as terras do norte. O icônico drow poderá assim encontrar salvação não somente de sua alma, como também de “todas as almas”. A nova sequência indica uma grande mudança de paradigma dos Reinos. Vamos continuar acompanhando e ver qual será o resultado dessa nova jornada!

Para PC ou Console: Dark Alliance!

O jogo Dark Alliance já faz uma visita ao passado, com sua história acontecendo em Icewind Dale após o primeiro, e mais famoso romance, “A Estilha de Cristal”. No jogo, quatro dos Companions poderão ser controlados para participar de missões no melhor estilo Hack´n Slash como Bayonetta, Devil may Cry ou God of War. Mas em Dark Alliance o grupo poderá seguir junto cada um controlado por um jogador, controlando Cattie-Brie, Drizzt, Bruenor ou Wulfgar.

Para já ficar no clima, ouça a trilha sonora lançada com direito a Haka, e temas para cada um dos icônicos personagens.

e a cereja do bolo, explorando o mais famoso Card Game do mundo, Magic: The Gathering, na coleção “Adventures in the Forgotten Realms”. As novas cartas irão incluir todos os mais famosos personagens, além de Lolth, e muitos outros. Elas incluem incríveis artes, citações, e novas mecânicas no jogo, e prometem diversão extra para quem é fã de MTG.

Será que as novas aventuras da D&D Adventurers League na Virtual D&D Weekend de Julho irão explorar essas novas sociedades? Ou será que aparecerão no novo livro de campanha Wild Beyond the Witchlight? Esperamos ansiosos para o que vem por aí. Enquanto as novas sociedades Drow continuam escondidas, venha explorar comigo e incríveis jogadores as fantásticas Ilhas Altalúnia[Moonshae]. Ou acompanhe as streams de Dark Alliance na Twitch do Bar!

Todas as traduções são baseadas no Guia do Tiferino para traduções Nacionais publicado pelo Joga o D20 na DM’s Guild. Aquelas não encontradas em livros anteriores ou no Guia são traduções livres e não-oficiais.

Campanha Rising Shadows nas Ilhas Moonshae!

Ilhas Moonshae, ou Altalúnia. O objetivo: Registrar todas as aventuras da campanha Rising Shadows em Stream!

A Campanha Rising Shadows nas Ilhas Moonshae foi criada pela Baldman Games em 2018. A campanha resgata toda a magia Celta das Ilhas, através de sua Community Created Content (CCC). As CCCs são um antigo programa em que a comunidade de D&D substituído pela atual Dungeoncraft (DC) aonde os a comunidade é autorizada a criar suas próprias aventuras oficiais para a D&D Adventurers League. A campanha consiste em 60 aventuras previstas, em sua absoluta maioria formadas por trilogias, com exceção de MOON 1(composta de 5 aventuras) e MOON 20(provavelmente uma aventura).

O encerramento desta campanha no exterior irá acontecer em Setembro, durante a Gencon 2021 (dias 16-19 de Setembro)

Conheça mais sobre as Ilhas e a campanha aqui.

Eu, apaixonada pelo Lore cada vez mais que consumia seu conteúdo, decidi rodar e registrar cada uma das aventuras da campanha. Vou deixar aqui a listagem a medida que as aventuras são transmitidas nos diversos canais que eu tiver a disponibilidade e oportunidade! Esse post promete ficar GIGANTE!

Os personagens irão variar, pois várias linhas de história existem. Confira o andamento do projeto aqui no post!

Parte 1 de CCC-BMG MOON 1-1 Moonshae Treasure Hunt no Bar Princesa! Conhecendo as Montanhas da Serenidade [Farheight]

Parte 2 de CCC-BMG MOON 1-1 Moonshae Treasure Hunt no Bar Princesa! Goblins Raivosos!

Parte 3 de CCC-BMG MOON 1-1 Moonshae Treasure Hunt no Bar Princesa! Surpresas no Estreito de Alaron!

Parte 4 de CCC-BMG MOON 1-1 Moonshae Treasure Hunt no Bar Princesa! O Grimório de Witwulf

Já no Perdidos no Play, estamos atualmente jogando a Trilogia 2, que se passa na ilha de Moray, infestada pela tribo dos Blackbloods. Os Blackbloods são conhecidos adoradores de Malar, o deus das bestas selvagens e um dos grandes antagonistas existentes nas ilhas em suas diversas histórias, junto com Kazgoroth, e o Deus Bhaal.

Parte 1 de CCC-BMG MOON 2-1 Defenders of Caer Moray no Perdidos no Play!

Parte 2 de CCC-BMG MOON 2-1 Defenders of Caer Moray no Perdidos no Play!

Parte 1 de CCC-BMG MOON 2-2 Army of the Unseen no Perdidos no Play!

Parte 2 de CCC-BMG MOON 2-2 Army of the Unseen no Perdidos no Play!

Parte 3 de CCC-BMG MOON 2-2 Army of the Unseen no Perdidos no Play!

Parte 1 de CCC-BMG MOON 2-3 O Olho das Brumas no Perdidos no Play!

Parte 2 de CCC-BMG MOON 2-3 O Olho das Brumas no Perdidos no Play!

Parte 1 de CCC-BMG MOON 3-1 Acima das Elevadas no Perdidos no Play!

Parte 2 de CCC-BMG MOON 3-1 Acima das Elevadas no Perdidos no Play!

Parte 3 de CCC-BMG MOON 3-1 Acima das Elevadas no Perdidos no Play!

Parte 1 de CCC-BMG MOON 4-1 Carga Preciosa no Bar Princesa!

Parte 2 de CCC-BMG MOON 4-1 Carga Preciosa no Bar Princesa!

Parte 1 de CCC-BMG MOON 4-2 Perigosa Dernall no Bar Princesa!

Parte 2 de CCC-BMG MOON 4-2 Perigosa Dernall no Bar Princesa!

E tem mais por vir!
Se liguem no Twitch do Bar Princesa e do Perdidos no Play para mais!

Imagem Destacada: Photo by Joshua Newton on Unsplash

Virtual D&D Weekends Junho

Virtual D&D Weekends Junho chegou! As novidades não param no mundo de D&D! Este mês, o evento mensal oficial da Wizards of the Coast acontece entre 11 e 13 de Junho de 2021. E como tem sido disponibilizado deste Abril, mesas serão disponibilizadas em português com:

Como ficou a hype? Preparem seus cliques – As inscrições estão abertas no site do Yawning Portal. Segue a lista por dia e hora:

Sexta Feira, 11 de Junho de 2021

Mesa #PT-1 – DDHC-CM05 – A Canção de Ninar de Shemshime – Roll20
20:00 (Horário de Brasília)
Campanha Masters
Tier 1 (Níveis 1 a 4)
DM Patrícia Brito

https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-juni-2021-portugues-presents-mesa-pt-1-ddhc-cm05-a-cancao-de-ninar-de-shemshime-roll20/


Mesa #PT-2 – DRW-03 – Salvando Barbargenta – Foundry VTT
20:00 (Horário de Brasília)
Campanha Masters
Tier 3 (Níveis 11 a 16)
DM Daniel Nachmanowicz

https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-juni-2021-portugues-presents-mesa-pt-2-drw-03-salvando-barbargenta-foundry-vtt/

Sábado, 12 de Junho de 2021

Mesa #PT-3 – MOON 10-2 – Sombras e Mortalhas – Foundry VTT
10:00 (Horário de Brasília)
Campanha Histórica
Tier 1 (Níveis 1 a 4)
DM Tomoegabi

https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-juni-2021-portugues-presents-mesa-pt-3-moon-10-2-sombras-e-mortalhas-foundry-vtt/

Mesa #PT-4 – DRW-03 – Salvando Barbargenta – Foundry VTT
15:00 (Horário de Brasília)
Campanha Masters
Tier 3 (Níveis 11 a 16)
DM Daniel Nachmanowicz

https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-juni-2021-portugues-presents-mesa-pt-4-drw-03-salvando-barbargenta-foundry-vtt/

Mesa #PT-5 – A Casa do Lamento – Foundry VTT
20:00 (Horário de Brasília)
Não-AL
DM Edd

https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-juni-2021-portugues-presents-mesa-pt-5-a-casa-do-lamento-foundry-vtt/

Mesa #PT-6 – DDHC-CM09 – A Lenda de Lurue – Roll20
20:00 (Horário de Brasília)
Campanha Masters
Tier 2 (Níveis 5 a 10)
DM Patrícia Brito

https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-juni-2021-portugues-presents-mesa-pt-6-ddhc-cm09-a-lenda-de-lurue-roll20/

Domingo, 13 de Junho de 2021

Mesa #PT-7 – A Casa do Lamento – Roll20
15:00 (Horário de Brasília)
Não-AL
DM Carol Lights

https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-juni-2021-portugues-presents-mesa-pt-7-a-casa-do-lamento-roll20/

Mesa #PT-8 – MOON 10-3 – Fortalezas e Fortunas – Foundry VTT
20:00 (Horário de Brasília)
Campanha Histórica
Tier 1 (Níveis 1 a 4)
DM Tomoegabi

https://yawningportal.dnd.wizards.com/events/details/wizards-of-the-coast-virtual-dd-weekends-juni-2021-portugues-presents-mesa-pt-8-moon-10-3-fortalezas-e-fortunas-foundry-vtt/

Arte de Capa: Wizards of the Coast

Todas as traduções são baseadas no Guia do Tiferino para traduções Nacionais publicado pelo Joga o D20 na DM’s Guild. Aquelas não encontradas em livros anteriores ou no Guia são traduções livres e não-oficiais.

Explorando a Feywild: The Wild Beyond the Witchlight!

O mais novo livro de campanha de D&D explorando a Feywild!

A próxima campanha da Wizards of the Coast está em pré-venda na Amazon: The Wild Beyond the Witchlight [ O Caos Além da Luz da Bruxa ], explorando a Feywild! Afinal, foram lançados na Amazon a pré venda de dois novos livros pela Wizards of the Coast. Um é a campanha The Wild Beyond the Witchlight e o outro, um cenário de Magic: The Gathering, Curriculum of Chaos [Currículo do Caos]. Este último lembra a famosa escola de Hogwards de Harry Potter, com o livro .

O lançamento previsto na Amazon para o novo livro de campanha a se passar na Feywild (Ou Faéria, ou Agréstia das Fadas) é 21 de Setembro de 2021. Geralmente é neste período que acontece a virada das temporadas da Adventurers League. Já o cenário de Magic está previsto para 16 de Novembro de 2021.

Em Setembro? A Temporada 11 da Adventurers League então também irá explorar o plano fantástico e recheado de caos mágico!

O Lançamento acontecerá em Setembro. E com isso, poderemos ter um ano na Adventurers League recheado de caos mágico e high fantasy que somente a Feywild pode oferecer. E eu, que sou apaixonada pelo lore de Moonshae criado pela Baldman Games sob a batuta de Eric Menge, claro que fiquei MALUCA.

A GenCon Online em Setembro terá “Introduction to Adventure” e “Adventure Continues” que em geral são as aventuras introdutórias da temporada. Mais informações serão divulgadas na D&D Live nos dias 16 e 17 de Julho, que acontece junto com a PAX Online. Me pergunto se teremos já previews durante a PAX! Com o livro saindo no mesmo período, fica cada vez mais óbvio que esta será a campanha da temporada 11.

Já haviam indicações de que algum material seria produzido envolvendo a Feywild, já que várias raças encontram-se em playtest no Unearthed Arcana. Entre elas Fairy [Fada], Hobgoblin da Feywild, Owlfolk [Povo Coruja] e Rabbitfolk [Povo Coelho] (e aí o que há, velhinho?).

Isso causou uma euforia na comunidade de D&D. Todos aguardam ansiosamente o próximo livro de aventuras, depois do grande sucesso de Icewind Dale: Rime of Frostmaiden [Vale do Vento Gélido: Sob o Frio da Dama Invernal]. Não confirmado, mas existem suspeitas que uma das capas de The Wild Beyond the Wichlight vazou na loja do Fantasy Grounds.

Um relógio, explorando a Feywild e o projeto “Sand”.

Explorando a Feywild: Capa The Wild Beyond the Witchlight

Na provável capa, encontramos um circo, um pierrot bem sinistro, e o que parece ser um Ogre ou Meio-Ogre como apresentador. Ele segura um relógio de bolso muito suspeito, e abrindo um tipo de caixa(?). Observa-se também brumas na parte superior. E este conjunto de cores vibrantes na parte inferior da capa? A pulga está na orelha de muitos também porque o mesmo conjunto de cores do Van Richter’s Guide to Ravenloft foi usado na produção da capa. Dá até pra ver uma lua oculta pelas brumas ao fundo. Veja:

Na Feywild o tempo corre de forma diferente, e este relógio se destaca bastante na arte, junto com o “circo”. Existe um nome de projeto que circula nas redes sociais, denominado “SAND” [Areia]. Muitos acreditam estar atrelados a Dark Sun, mas me pergunto: será que não estaria atrelado às areias do tempo?

Cortes Feéricas e muito mais!

Espero que além das raças da Unearthed Arcana, o livro traga mais informações sobre esse plano incrível. Quem sabe talvez um mapa dos territórios da Feywild? Ou mais informações sobre as cortes feéricas? No mínimo, adições ao lore da Rainha Titania e sua corte Seelie e a Rainha das Trevas e do Ar que comanda a corte Unseelie. E quem sabe ainda novas cortes feéricas?

Eu particularmente tenho grandes expectativas para esse novo livro de campanha. É um cenário muito explorado durante a Rising Shadows [Sombras Emergentes], a campanha das ilhas Moonshae da Baldman Games. Talvez as fadas já tenham me enfeitiçado nas ilhas e não percebi. Ou percebi e me deixei levar. Com este lançamento, você irá se deixar levar também?

Atualização: Teaser oficial apresentado por “Ellywick Tumblestrum”, Barda do Multiverso e convidada da “Summer Queen” aka. Titania!

Foto de capa por Marko Blažević em Unsplash

Todas as traduções são baseadas no Guia do Tiferino para traduções Nacionais publicado pelo Joga o D20 na DM’s Guild. Aquelas não encontradas em livros anteriores ou no Guia são traduções livres e não-oficiais.

A nova cara do Dungeons & Dragons

O Rei está morto? Longa vida ao rei!

O jogo de interpretação de papéis (Roleplaying game), ou RPG para os íntimos, tem no Dungeons and Dragons o seu vovô, o que vem muitas vezes cercado de certas falácias como “D&D e’ um jogo  só de nerd, velho, gordo e careca!”. Isso sem entrar na velha discussão que RPG é jogo das forças demoníacas e do submundo, reforçada com deturpadas histórias como “Satanic Panic” (nos Estados Unidos) e o caso Ouro Preto (no Brasil). Vou aqui me ater somente a primeira das afirmações, uma vez que o próprio absurdo da segunda citação já faz com ela não mereça nenhuma forma de atenção da minha parte, e apresentar a nova cara do Dungeons & Dragons.

É normal do ser humano cristalizar algumas visões baseadas na memória das primeiras vezes que tivemos relação com um assunto. Muitos de nós hoje já somos mais experientes, para não dizer velhos, e tendemos a achar que somente o nosso círculo de conhecidos pratica alguma atividade.

Pois bem, o D&D ao longo destas décadas se transformou várias vezes, teve várias atualizações e novas roupagens (Mas não vamos começar a discussão sobre a 4e edição por favor). As crianças de antigamente que se maravilhavam com a possibilidade de novos mundos e histórias acabaram levando estas paixões para seus trabalhos e estilo de vida, “espalhando a palavra” para outros ambientes. As plataformas sociais também fortaleceram a divulgação  de vários títulos de RPG. Não se pode negar os sucessos de canais de conteúdo online distribuídos amplamente nas plataformas do Twitch e do Youtube.

Assumindo o amor pelo hobby

Hoje em dia existem milhares de produtores de conteúdo disponibilizando seu trabalho diariamente, seja fazendo vídeos de explicação de regras, avaliações do impacto de novos livros, exibição ao vivo de partidas. Canais como o  Critical Role chegam a ter mais de 50 mil usuários todas as quintas para a transmissão semanal de seu jogo e a incrível marca de  um milhão de visualizações de seu programa ao longo da semana somando as estatísticas do Twitch e do Youtube.

Celebridades de todos os ramos estão cada vez mais ignorando o estigma inicial de ser jogador de RPG e revelando seu amor antigo ou novo ao jogo. Facilmente hoje se acha vídeos de vários artistas como Terry Crews,Vin Diesel, Mike Myers, Deborah Ann Woll , Joe Manganiello, David Harbour, Matthew Lillard , Felicia Day, todos estes envolvidos com seus personagens jogando mesas de RPG. Até o anfitrião de um dos programas de entrevistas mais tradicionais do Estados Unidos “The Late Show”, Stephen Colbert, já foi flagrado jogando RPG para uma ação de caridade e declarando sua paixão de infância pelo jogo.

Ok, mas e esses numeros?

Em 2020, o D&D teve seu melhor ano de todos os tempos, com um crescimento de 33% em relação ao ano de 2019. O sétimo ano em sequência de crescimento contínuo. Ou seja, o D&D cresceu todos os anos desde a liberação de sua nova versão que completa 7 anos em 2021.

Esse crescimento contínuo já faz o número estimado de jogadores ultrapassarem a casa de 50 milhões no mundo todo!

Esse crescimento começou a trazer diversidade e abriu as portas para uma nova geração de jogadores. A renovação pode ser vista onde 42% de todos os jogadores tem menos de 30 anos. O percentual de presença do público feminino em 40% é muito significativo, contrariando a velha e extremamente errada impressão que somente homens jogam RPG.

Outro dado que indica que cada vez mais jogadores entram no hobby é que os livros considerados livros básicos continuam tendo crescimento de vendas. E nem precisamos falar que os já introduzidos no hobby continuam interessados nas novidades, sendo que os últimos livros lançados como o Tasha’s Cauldron of Everything foi o livro de D&D com o maior número de pré-vendas de todos os tempos.

O que temos visto é que o RPG, no seu vovô, tem cada vez mais se tornado um estilo de vida e fortalecendo sua marca.

E o futuro?

Então o que esperar dos próximos anos? Será que teremos uma sexta edição em breve?

Eu, pessoalmente, acho muito pouco provável.

O D&D em sua 5a edição ainda tem muito material para explorar, desde livros de novos cenários (mundos já impressos em versões anteriores que não foram atualizados para a 5a edição) bem como mais opções de classes e raças para as campanhas que já existem.

Longa vida ao rei!

Board Games modernos

Já conhece o conceito de jogos de tabuleiro modernos?

Se a resposta for sim, talvez você possa pular esse artigo.

Grande parte dos Brasileiros, principalmente nascidos na década de 80 já jogaram ou ouviram falar de jogos como War (Risk), Banco Imobiliário (Monopoly), Imagem e Ação (Pictionary), Jogo da Vida (Life), Detetive (Clue) ou quem sabe até Scotland Yard.

De lá para cá a variedade dos board games cresceu e MUITO e a alguns anos já existem jogos com ‘mecânicas’ totalmente diferentes e todo um jargão técnico próprio que poderia assustar e afastar um iniciante. Mas não se assuste! As diferentes formas de vitória, estilos e temáticas são fatores a serem celebrados e você não vai precisar aprender um milhão de regras de uma só vez, porque sempre quem se aventura por este novo hobby vai encontrar alguém mais experiente, ou uma casa de jogos, e estes estão sempre muito animados e felizes em ajudar a trazer mais adeptos para este hobby incrível. Alguns exemplos desses jargões são:

  • Re-jogabilidade: É o tanto que o jogo deixa ou não de ser divertido conforme ele é jogado repetidas vezes. Alguns jogos depois de um tempo passam a ser previsíveis, outros são tão variados que é difícil uma partida ser parecida com a outra.
  • Down-time: É o tempo que os jogadores têm de esperar entre uma vez de jogar e outra, alguns jogos tem mecânicas tão inteligentes que possuem down-time muito baixo, ou até zero, ou seja, todos os jogadores de alguma forma jogam o tempo todo. Outros ainda parecem ter um certo down-time, mas os jogadores mais perspicazes (que muitas vezes acabam vencendo) usam esse tempo para traçar suas estratégias e observar as ações dos outros, re-calculando e adaptando a todo momento de forma a tirar o maior proveito possível.
  • Analysis Paralysis: Este é um termo engraçado que sempre me chamou atenção, acontece quando um jogador está tão focado em ganhar e traçar a melhor estratégia possível e o raciocínio começa a ficar complexo demais, de forma que o jogador entre em loop, como um computador dando tilt. É nessas horas que os outros jogadores às vezes perdem a paciência e pedem para o jogador “andar logo” e adicionam mais pressão.

Tipos de jogos

Estes são só alguns, mas vamos começar com calma, como eu disse mais acima, sem sustos! Temos jogos para diversas idades, temáticas, números de jogadores e complexidade. As caixas dos jogos sempre trazem do lado de fora 3 informações básicas importantes: idade mínima, número de jogadores (2 a 4 ou 5 a 10) e tempo médio das partidas.

Dentre os mais populares atualmente podemos citar Colonizadores de Catan, Carcassone e Ticket to Ride. Estes 3 são exemplos de jogos em que os jogadores competem entre si e a vitória é individual.

Existem centenas de estilos de jogos e formas de vitória totalmente diferentes, vamos a alguns exemplos:

  • Party Games: Geralmente são bem mais simples e cabem muitos jogadores, 6, 8, 10 ou até mais! Podem ser extremamente divertidos e engraçados. Podem ser individuais ou em times. E envolvem bastante conversa, discussão, trapaças, mentiras e interações sociais.
    Ex: Codenames, Dixit, Coup, Bang! The Dice Game.

  • Cooperativos: Todos os jogadores competem contra o jogo em si ou um inimigo comum.
    Ex. Pandemic, Legends of Andor e Robinson Crusoe.
  • Cooperativos com traidor: Para quem entrou no hype de Among Us esse estilo é para você, e é um dos meus estilos favoritos, todos contra o tabuleiro, porém pode haver (ou não em alguns casos) um inimigo escondido, sorteado aleatoriamente.
    Ex. Dead of Winter, Battlestar Galactica (para quem viu essa série maravilhosa o jogo é ainda melhor.), Saboteur e The Resistance.

  • Tabuleiro Modular: Este não é um estilo de vitória, mas sim um tipo de jogo, em que o tabuleiro muda a cada vez que você joga, montando diversos cenários diferentes. E aqui mais um jargão, este estilo tem alta rejogabilidade.
    Ex. Catan, Eclipse e Archipelago.
  • Temático: Alguns jogos como o já citado BSG (Battlestar Galactica) tem um tema baseado em algum universo, existem jogos de Star Wars, Game of Thrones e Lord of the Rings.
    Ex: Star Wars X-Wing, Marvel Champions, Marvel Legendary e The Hobbit.

Ficou interessado em saber mais sobre alguns dos títulos? Coloque nos comentários nas nossas redes sociais e podemos fazer um review mais detalhado ou um gameplay dos mais pedidos!

O Guia de Van Ricthen de Ravenloft – Nova Campanha Alternativa da AL!

O novo livro de D&D chega nas plataformas virtuais dia 18 de Maio de 2021, prometendo aventuras com muita interação social e investigação, recheadas do melhor terror que os Domínios do Medo podem oferecer. E com ele, uma nova campanha alternativa da Adventurers League será lançada, em 9 de Julho de 2021. A campanha Ravenloft: Caçadores das Brumas [Ravenloft: Mist Hunters] irá oferecer 14 aventuras previstas para personagens do nível 1 ao 8, claro, se sobreviverem… incluindo duas épicas. Com uma pequena novidade: registrar o avanço de níveis não será necessário, já que os personagens poderão se ajustar ao nível da aventura.

A previsão é que Junho será disponibilizado o guia para criação de personagens para a campanha, mas para quem quiser sentir um pequeno gosto do que há por vir, o próximo D&D Virtual Weekends dias 6,7 e 8 de Maio terá a aventura Casa das Lamentações[House of Lament] disponível, ANTES do lançamento do livro! E claro, além das opções em inglês, haverão mesas disponíveis em Português como sempre para o deleite do público falante da língua. E ainda mais: Todos os ingressos serão convertidos para doação ao Jasper’s Game Day, uma organização especializada na prevenção de suicídios.

O cenário é muito querido por muitos, e muita expectativa tem sido criada em torno do que há por vir nessa nova campanha nos próximos meses. Continuem seguindo a gente nas redes sociais e entrem no servidor do Discord da Adventurers League Brasil para novidades! Quem tá animado?

Todas as traduções são baseadas no Guia do Tiferino para traduções Nacionais publicado pelo Joga o D20 na DM’s Guild. Aquelas não encontradas em livros anteriores ou no Guia são traduções livres e não-oficiais.

D&D Virtual Weekends Março – Novidades para o Público Brasileiro!

Para quem teve a oportunidade de jogar no evento de Fevereiro, pode aproveitar em primeira mão a oportunidade de jogar vários lançamentos, totalmente em Português! E para Março não será diferente, aliás, vai ter muito mais!!!!

Lançamento em primeira mão de duas aventuras do novo livro Candlekeep Mysteries, uma para níveis 1-4 (Estágio 1) e outra 5-10 (Estágio 2) – Lembrando que quem não tiver personagem na campanha Masters para o Estágio 2 poderá jogar com pregens disponibilizados, e transferir a recompensa de nível e moedas de ouro para um de seus personagens da AL.

Vai ter também mesas com a mais nova aventura da Temporada 10 – DDAL10-07 Nas Profundezas da Escuridão, para Estágio 2, assim acomo vagas para participar da rara oportunidade de jogar uma Épica, DDAL10-01 Terror nos Dez-Burgos! E Claro, muitas mesas de aventuras da Temporada 10, contando com DMs Incríveis como o Gustavo “Sembiano” do quadro às quintas-feiras D&D Cyclopedia do podcast Café com Dungeon e o Mestre Carlos “Ximu” Fernandes, do Casa Velha RPG. Oportunidade de jogar na mesa de feras como essas atrás do escudo do Mestre somente em eventos incríveis como esse…

Como ficou a hype? Preparem seus cliques – As inscrições começam daqui a pouco, às 12:00 de hoje (5/3/2021) horário de Brasília no site do Yawning Portal:

https://yawningportal.dnd.wizards.com/virtual-dd-weekends-march-2021-portuguese/