Belo Horizonte vai se transformar na capital nacional dos quadrinhos em agosto! Maior evento latino-americano dedicado à nona arte, o 11º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ será realizado de 03 e 07 de agosto, no Minascentro (Rua Guajajaras, 1022 – Centro).
Na programação gratuita, duas exposições, dez sessões de filmes, 189 mesas de artistas, 25 debates, sessões de autógrafos, duelos de HQs, rodada de negócios, entre outras atividades. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Para conhecer os convidados que estarão presentes na Ala dos Artistas e também os estandes, confira este link.
Neste ano, cerca de 300 artistas participam do FIQ em 189 mesas. São mais de 50 convidados locais, nacionais e internacionais. Confira a lista de convidados neste link.
A curadoria do FIQ é da jornalista e quadrinista baiana Amma Fonseca e do psicólogo mineiro e pesquisador da representação social do feminino em histórias em quadrinhos Lucas Ed. Confira o bate-papo sensacional com os curadores do 11º FIQ (estreia dia 05 de agosto)!
O FIQ 2022 terá como tema “Quadrinhos e o mundo do trabalho” que será abordado nas mesas-redondas, debates e conversas com convidados nacionais e internacionais.
Homenagem
O artista homenageado do FIQ 2022 é o quadrinista, ilustrador e professor paulistano Marcelo D’Salete, um dos quadrinistas mais premiados no Brasil. Entre outros prêmios, Marcelo conquistou em 2018, o Eisner de melhor edição americana de material estrangeiro com “Cumbe”, e o Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos com “Angola Janga”.
Mostra de cinema e exposição
A programação do 11º FIQ conta com duas exposições: “Gemini”, história em quadrinhos de Rogi Silva e Clémence Bourdaud” que fica em cartaz na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários), até 14 de agosto.
E a exposição “Malungo D’Salete: entre faróis, favelas e quilombos” que traz narrativas, imagens, texturas, quadros e pinceladas de Marcelo D’Salete e poderá ser vista de 3 a 7 de agosto, no Minascentro.

O FIQ 2022 terá também uma mostra de cinema que exibirá produções focadas na temática do evento e na interseção dos quadrinhos com a animação. Serão exibidos gratuitamente cinco filmes no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza).
Oficinas
O 11º FIQ tem também atividades formativas. A programação conta com oficinas gratuitas, com o apoio da Casa de Quadrinhos. E oficinas de formação gratuitas, ministradas por convidados do evento, que tiveram inscrição prévia.

Um comentário em “Saiba mais sobre o 11º FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos ”