Top 5 músicas de cinema que marcaram a minha vida…

Fazer listas é sempre um desafio! A gente sempre fica com a impressão de que alguma coisa está faltando. Ou a nossa relação com determinados itens varia ao longo do tempo. Mas, depois de certo conflito interior, consegui chegar num top cinco, e também com um lado B, porque zoar a lista faz parte da criação de qualquer lista.

Meus critérios para essa lista são músicas de filmes que eu gosto, sejam elas feitas especialmente para as produções, ou simplesmente incorporadas à trilha sonora. Também considerei tanto temas de filmes quanto canções com vocais e instrumentos.

5o lugar – Tema do filme Mulher-Maravilha (2017)

Impossível não colocar essa música na lista! Depois de ver a guerreira amazona da DC correndo pela Terra de Ninguém, na cena mais icônica do filme dirigido por Patty Jenkins, não tive como não me emocionar. A música composta por Rupert Gregson-Williams entrou no (meu) hall de canções inesquecíveis de filmes e até hoje é o toque do meu celular.

4o lugar  – Who You Gonna Call? – Ghostbusters – Os Caça-Fantasmas (1984)

Um dos filmes mais divertidos e inesquecíveis de minha infância!  É só começar a ouvir essa canção contagiante de Ray Parker Jr pra gente se lembrar as peripécias do Dr. Egon Spengler e sua equipe de atrapalhados e geniais Caças-Fantasmas.

3o lugar  – Johnny B. Goode – De volta para o futuro (1985)

Já que o 3L já pegou a música deste que é o filme que mais assisti em toda a minha vida (e que se passar na tv possivelmente vou parar pra ver), escolhi outra canção que faz parte do longa-metragem. Ainda mais porque tive a oportunidade de assistir a um show do Chuck Berry e conferir a   inesquecível performance desta canção ao vivo!

2o lugar – Cantando Na Chuva – Cantando Na Chuva (1952)

Estou roubando por colocar um musical numa lista de músicas de filmes? Estou, mas é uma experiência maravilhosa ver e ouvir esta canção! Dá mesmo vontade de sair do cinema cantando e dançando com Gene Kelly e Debbie Reynolds. E nem precisa ser na chuva!

1o lugar – Assim Falou Zaratrusta – 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

Não podia deixar de fora pelo menos um dos filmes do meu cineasta favorito: Stanley Kubrick. E dentre as produções deste fantástico diretor, até hoje uma das que mais me impressiona é 2001 – Uma Odisseia no Espaço, que vi no cinema numa versão remasterizada. Impossível não se impactar já com os primeiros acordes de Assim Falou Zaratrusta – música do compositor alemão Richard Strauss, inspirada no livro de mesmo nome do filósofo Friedrich Nietzche. Um épico!

Assim como o 3L, também não consegui me limitar a cinco músicas de filmes! Várias outras também merecem estar nesta lista, por lição honrosa ou por terem entrado na história da cultura pop!

Lado B

I can see clearly now – Jamaica abaixo de Zero (1993)

Um dos filmes mais good vibes dos anos 1990 é Jamaica abaixo de zero! Além de apresentar o Bobsled para  para o mundo que não acompanha os esportes de inverno, também popularizou o hit  do músico jamaicano  Jimmy Cliff.

I Can Dream About You – Ruas de Fogo (1984)

Típico caso da música que ficou mais na memória do que o filme. Confesso que não lembro quase nada deste filme, praticamente só mesmo da canção interpretada por Dan Hartman, provavelmente porque tocou muito nas rádios FM na minha infância.

Tema de Footloose – Footloose (1984)

O filme que transformou Kevin Bacon num herói (nem que seja para o Star Lord), também eternizou a música de Kenny Loggins. Impossível não se mexer, nem que seja uma balançadinha de cabeça, ao ouvir os versos “Now I gotta cut loose, footloose, Kick off your Sunday shoes…”

E aí, o que achou das nossas listas? Qual é a sua lista de músicas inesquecíveis de filmes? Compartilhe com a gente!

Publicado por Lu d'Anunciação

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Estudos de Linguagens - Análise do Discurso do Cefet-MG. Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo!!! Além deste blog, tenho também o www.jeitosaudavel.wordpress.com e sou colunista de RPG e HQs do site Garotas Geeks - www.garotasgeeks.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: