A Wizards comprou o Beyond 

Uma ótima notícia para começar uma quarta-feira que seria outro dia morno

Mundos Colidem! Realidades se misturam! Crise do Multiverso do Dungeons and Dragons? Bom, hoje, dia 13 de abril, acordamos com a novidade que a Hasbro, detentora da Wizards of the Coast e dona da marca do Dungeons and Dragons comprou, por mais de 146 milhões de dólares (mais de 684 milhões de Reais), o aplicativo do D&D Beyond da Fandom e sua equipe.

Mas o que era o D&D Beyond?

Desde 2017, o D&D Beyond é uma plataforma digital com os livros oficiais da 5ª edição de Dungeon and Dragons. Eles trabalhavam com a licença da Wizards of the Coast e pagavam royalties pelo uso da marca. Esses royalties representavam uma parte significativa do lucro obtido pela divisão de RPG da Hasbro durante este período.

Hoje a plataforma conta com mais de 10 milhões de usuários, milhões de personagens criados e milhões de campanhas jogadas. Em sua equipe, participam 80 funcionários espalhados pelos EUA e pela Europa.

Com ações de marketing muito bem-sucedidas em parceria com diversos programas, como, por exemplo, o Critical Role, o D&D Beyond acabou virando sinônimo de plataforma virtual e foi porta de entrada para muitos jogadores de RPG no ambiente virtual.

Por que desta compra agora?

Convergência de Oportunidades:

Não é de hoje que a própria WIzards of the Coast está flertando com plataformas digitais para seu conteúdo de Dungeons and Dragons. Recentemente, uma pesquisa feita pela própria empresa com jogadores de D&D demonstrou que mais de 80% dos jogadores da 5ª edição do RPG jogaram pelo menos uma sessão de forma virtual em 2021.

Com a possível nova versão do sistema de RPG, prevista para 2024, o tempo para desenvolvimento de uma plataforma robusta partindo do zero estava ficando muito curto e a aquisição de uma solução já estabelecida catapulta esse processo internamente na nova empresa.

Monopólio de Mercado

Nos últimos tempos, começaram a ser lançadas várias opções eletrônicas de documentação de vários sistemas (como o Pathfinder Nexus no Demiplane, entre outros) e sempre houve a dúvida se o D&D Beyond iria também se diversificar. Agora, com essa compra, a exclusividade está garantida.

Próximos Passos?

A compra ainda não está efetivada, apesar de aprovada pelas diretorias de ambas as empresas. A expectativa é que seja concluída até o final do terceiro trimestre de 2022.

No comunicado oficial sobre a compra já foi informado que nenhuma mudança será feita a respeito da atual plataforma. Ou seja, sem impacto no que já tivermos comprado, personagens criados, campanhas registradas.

Meus dois centavos

Fico muito esperançoso com este movimento de compra da Wizards of the Coast.

Primeiro, porque ela adquire uma plataforma líder no segmento, com uma base de usuários já consolidada e considerada por muitos o padrão para RPGs virtuais. Assim, no mínimo, evitamos a criação de uma plataforma totalmente nova e a ruptura com o que já estamos acostumados a utilizar.

Isso garante aos usuários da plataforma que as licenças serão mantidas e que o futuro deve trazer ainda mais investimento em RPG virtual. Aumenta a sinergia e a potencial capacidade de lançamentos simultâneos dos livros físicos e digitais.

E, nos meus sonhos mais ousados, a expectativa de num futuro próximo possibilitar a compra de livros físicos e digitais de forma integrada ou com apenas um pequeno adicional.
Hoje precisamos comprar duas vezes o mesmo livro se quisermos ter a mídia física e acessá-lo na plataforma eletrônica.

A longo prazo, vejo a possibilidade de uma plataforma completa nos modelos de Roll20, Fantasy Grounds ou Foundry VTT sendo liberado diretamente pela Wizards of the Coast.

PS: Aproveitem porque esse lado positivo da minha personalidade raramente aparece 😊Hoje com certeza algumas almas foram soltas do inferno.

Link para a matéria no site da WIzards of the Coast.

Link para o comunicado oficial de imprensa.

Publicado por 3L

Marido, Pai, Gerente de Projetos, auto proclamado nerd. Jogador e mestre de RPG, adora filmes, series e animes. Aspirante a jogador competitivo de Board Game e explorador do modo easy nos jogos do Playstation (Uso a desculpa que jogo pela historia). Amante da cultura oriental e queria ter nascido no Japao Feudal. Detentor de varios registros em video de ataques de um filhote de Goliath durante sessoes de RPG online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: