Board Games modernos

Já conhece o conceito de jogos de tabuleiro modernos?

Se a resposta for sim, talvez você possa pular esse artigo.

Grande parte dos Brasileiros, principalmente nascidos na década de 80 já jogaram ou ouviram falar de jogos como War (Risk), Banco Imobiliário (Monopoly), Imagem e Ação (Pictionary), Jogo da Vida (Life), Detetive (Clue) ou quem sabe até Scotland Yard.

De lá para cá a variedade dos board games cresceu e MUITO e a alguns anos já existem jogos com ‘mecânicas’ totalmente diferentes e todo um jargão técnico próprio que poderia assustar e afastar um iniciante. Mas não se assuste! As diferentes formas de vitória, estilos e temáticas são fatores a serem celebrados e você não vai precisar aprender um milhão de regras de uma só vez, porque sempre quem se aventura por este novo hobby vai encontrar alguém mais experiente, ou uma casa de jogos, e estes estão sempre muito animados e felizes em ajudar a trazer mais adeptos para este hobby incrível. Alguns exemplos desses jargões são:

  • Re-jogabilidade: É o tanto que o jogo deixa ou não de ser divertido conforme ele é jogado repetidas vezes. Alguns jogos depois de um tempo passam a ser previsíveis, outros são tão variados que é difícil uma partida ser parecida com a outra.
  • Down-time: É o tempo que os jogadores têm de esperar entre uma vez de jogar e outra, alguns jogos tem mecânicas tão inteligentes que possuem down-time muito baixo, ou até zero, ou seja, todos os jogadores de alguma forma jogam o tempo todo. Outros ainda parecem ter um certo down-time, mas os jogadores mais perspicazes (que muitas vezes acabam vencendo) usam esse tempo para traçar suas estratégias e observar as ações dos outros, re-calculando e adaptando a todo momento de forma a tirar o maior proveito possível.
  • Analysis Paralysis: Este é um termo engraçado que sempre me chamou atenção, acontece quando um jogador está tão focado em ganhar e traçar a melhor estratégia possível e o raciocínio começa a ficar complexo demais, de forma que o jogador entre em loop, como um computador dando tilt. É nessas horas que os outros jogadores às vezes perdem a paciência e pedem para o jogador “andar logo” e adicionam mais pressão.

Tipos de jogos

Estes são só alguns, mas vamos começar com calma, como eu disse mais acima, sem sustos! Temos jogos para diversas idades, temáticas, números de jogadores e complexidade. As caixas dos jogos sempre trazem do lado de fora 3 informações básicas importantes: idade mínima, número de jogadores (2 a 4 ou 5 a 10) e tempo médio das partidas.

Dentre os mais populares atualmente podemos citar Colonizadores de Catan, Carcassone e Ticket to Ride. Estes 3 são exemplos de jogos em que os jogadores competem entre si e a vitória é individual.

Existem centenas de estilos de jogos e formas de vitória totalmente diferentes, vamos a alguns exemplos:

  • Party Games: Geralmente são bem mais simples e cabem muitos jogadores, 6, 8, 10 ou até mais! Podem ser extremamente divertidos e engraçados. Podem ser individuais ou em times. E envolvem bastante conversa, discussão, trapaças, mentiras e interações sociais.
    Ex: Codenames, Dixit, Coup, Bang! The Dice Game.

  • Cooperativos: Todos os jogadores competem contra o jogo em si ou um inimigo comum.
    Ex. Pandemic, Legends of Andor e Robinson Crusoe.
  • Cooperativos com traidor: Para quem entrou no hype de Among Us esse estilo é para você, e é um dos meus estilos favoritos, todos contra o tabuleiro, porém pode haver (ou não em alguns casos) um inimigo escondido, sorteado aleatoriamente.
    Ex. Dead of Winter, Battlestar Galactica (para quem viu essa série maravilhosa o jogo é ainda melhor.), Saboteur e The Resistance.

  • Tabuleiro Modular: Este não é um estilo de vitória, mas sim um tipo de jogo, em que o tabuleiro muda a cada vez que você joga, montando diversos cenários diferentes. E aqui mais um jargão, este estilo tem alta rejogabilidade.
    Ex. Catan, Eclipse e Archipelago.
  • Temático: Alguns jogos como o já citado BSG (Battlestar Galactica) tem um tema baseado em algum universo, existem jogos de Star Wars, Game of Thrones e Lord of the Rings.
    Ex: Star Wars X-Wing, Marvel Champions, Marvel Legendary e The Hobbit.

Ficou interessado em saber mais sobre alguns dos títulos? Coloque nos comentários nas nossas redes sociais e podemos fazer um review mais detalhado ou um gameplay dos mais pedidos!

Publicado por Francisco Fonseca

Sexto do seu nome (é sério), alucinado por Star Wars. Jogador de board games e RPG (nunca mestre!!!). Muito eclético em relação a cultura pop e nerd em geral, gosta de um pouco de tudo e é especialista em nada!

%d blogueiros gostam disto: